O Windows Mobile 6.5 condenado? Claro que não, digam olá ao Windows Embedded Handheld!

Published Thu, Jun 24 2010 0:15 | Alberto Silva

Desde o anúncio do Windows Phone 7 no MWC em Barcelona e depois no MIX em Las Vegas que muitos profetas condenaram à morte o Windows Mobile, quase a um ano do lançamento do Windows Phone 7. A verdade é que no mesmo MWC tinham sido divulgados novos equipamentos, como o HTC HD Mini, e desde então foram divulgados outros, como o Sony com teclado frontal e a semana passada dois novos equipamentos da Samsung. A par desses lançamentos, a Microsoft assegurou que não tiraria o tapete ao WM, que internamente passou da àrea de consumo para a àrea de embedded, mais ligada às soluções para profissionais. Paralelamente, por aquilo que se ia sabendo do WP7 em termos do modelo de sitribuição de aplicações, restrições para programadores e requisitos de hardware, não parecia fazer sentido que fabricantes de equipamentos profissionais, como o a Motorola, viessem a substituír comercialmente os equipamentos actuais e que continua a lançar por equipamentos com o Windows Phone 7, tal como não fazia sentido que a Microsoft se desse ao luxo de desprezar o mercado desse tipo de equipamentos, onde reina incontestavelmente, e dos ISV que desenvolvem aplicações profissionais para as suas plataformas móveis.

Esse era o ponto de situação aquando do TechDays, que serviu de base a algumas conversas interessantes com algumas pessoas que assistiram à minha sessão e nos ‘corredores’.

Esta semana chega o anúncio do ‘Windows Embedded Handheld’, que na prática no seu lançamento será na sua essência o Windows Mobile 6.5 que conhecemos, com as ferramentas de desenvolvimento actuais, presumo. Este lançamento, mais do que um ‘marco tecnológico’, confirma a aposta da Microsoft em continuar a disponibilizar e melhorar a melhor plataforma móvel para aplicações profissionais e que conta com as ferramentas de desenvolvimento mais produtivas, que no próximo ano conhecerá uma nova versão já com o Windows CE 7, agora chamado Windows Embedded Compact 7, com suporte por parte do VS2010.

Podem ler mais sobre este lançamento nos seguintes links e também sobre o equipamento anunciado pela Motorola que estreará já no Outono este novo sistema operativo. Logo que tenha acesso a um equipamento desses, partilharei a informação.

Microsoft Outlines Commitment to the Future of Enterprise Handheld Devices
http://robtiffany.com/uncategorized/microsoft-outlines-commitment-to-the-future-of-enterprise-handheld-devices

Microsoft spins new OS at Motorola's handheld launch
http://www.windowsfordevices.com/c/a/News/Microsoft-Windows-Embedded-Handheld-and-Motorola-ES400-EDA

Microsoft Announces New Mobile Operating System for Enterprise Customers
http://windowsphonethoughts.com/news/show/98514/microsoft-announces-new-mobile-operating-system-for-enterprise-customers.html

Motorola ES400 Enterprise Digital Assistant (EDA) Press Kit
http://mediacenter.motorola.com/content/detail.aspx?ReleaseID=12940&NewsAreaId=17

Comments

# Luis Madaleno said on June 25, 2010 9:37 AM:

Isto quererá dizer então que (à semelhança do WP7) aplicações feitas para WM6 não poderão correr no novo WEC7?

Se assim for, não valerá a pena continuar a programar para WM6, se depois temos de "deitar fora" o código feito.

(o CAPTCHA não funciona no Chrome ;) )

Cumps.

# Alberto Silva said on June 25, 2010 10:27 AM:

Olá Luís,

De facto essa é uma das muitas questões que estão no ar.

A minha opinião pessoal e não fundamentada é que uma evolução possível passe por mudar a plataforma que está por baixo, de CE 5.0 para CE 7.0, evoluíndo a 'shell' a que chamamos Windoes Mobile 6.5.

A título de curiosidade, o PocketPC 2000 e o PockePC 2002 eram baseados em CE 3.0, enquanto o PPC/WM2003 já é baseado em CE 4.2, enquanto a partir do WM 5.0 que temos o CE 5.0 por baixo, sem que um utilizador detecte grandes diferenças na shell entre eles, que grosso modo foi mantendo a compatibilidade a aplicações antigas, exceptuando as que usavam tecnologias entretanto abandonadas, como o eVB e o ADOCE.

Leave a Comment

Name:  
Website:
If you can't read this number refresh your screen
Enter the numbers above:  

Search

This Blog

Tags

Community

Archives

News

  • Você escolheu um software de gestão que se adapta ao seu negócio... Porque há-de deixar que lhe imponham uma solução de mobilidade para as suas forças de venda? Contacte a moving2u e teremos todo o prazer em lhe apresentar as nossas soluções!


    Grab this badge here!

Eventos

Desenvolvimento .net CF

Mobilidade em Português...

Sobre mim...

Syndication

Email Notifications